Saiba um pouco mais sobre o assunto.
É uma doença neoplásica maligna, em que o processo de controle de multiplicação de células saudáveis escapa ao controle e elas acabam se multiplicando de forma desordenada, invadindo tecidos e órgãos, formando assim os tumores malignos.
As causas do câncer são variadas, podendo ser externas (meio ambiente e hábitos de vida) ou internas ao organismo (genéticas). Sabemos que 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, como o cigarro, exposição excessiva ao sol e alguns tipos de vírus.
O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias modalidades combinadas. Pode ser realizado através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com o tipo de câncer e da extensão da doença.
O tempo do tratamento é variável e dependerá do tipo de câncer do paciente, do estado da doença e do esquema terapêutico escolhido pelo oncologista. O paciente e seus familiares serão orientados em relação ao tratamento e seu tempo previsto.
Você poderá manter suas atividades de lazer e trabalho, se você sentir que o seu tratamento está interferindo com suas atividades de lazer e/ou trabalho, converse com o seu médico. Os efeitos colaterais (reações adversas) são variáveis em intensidade e frequência, e diferem de pessoa para pessoa, de acordo com o protocolo utilizado.
O apoio e carinho da família e amigos são bem-vindos e incentivados.
Made with
HTML Code Creator